'A RT está sendo fechada em alguns países por medo da verdade', disse Putin

O presidente russo participou nesta sexta-feira (5) da cerimônia de lançamento do canal RT India, como parte da agenda de sua visita de Estado ao país.

O presidente russo, Vladimir Putin, durante a cerimônia de lançamento do canal de televisão RT India nesta sexta-feira (5), enfatizou que as autoridades de alguns países decidiram fechar as operações da RT "por medo da verdade".

"É porque a Russia Today é a fonte de informação mais imparcial possível. Está totalmente focada em servir os interesses dos seus telespectadores. (...) Antes de tudo, [ela] busca transmitir a seus ouvintes e espectadores informações verdadeiras sobre nosso país e sobre o que acontece no mundo", declarou Putin.

O presidente participou da cerimônia de lançamento do canal RT India, durante sua visita oficial ao país. O evento também contou com a presença da diretora do grupo RT, Margarita Simonyan.

Histórico de compromisso

A RT foi lançada em 2005 e atualmente oferece canais de notícias em inglês, árabe, espanhol, alemão e sérvio, além de portais online em oito idiomas. O grupo também está presente em chinês em plataformas como Weibo e Douyin, e em redes sociais indianas em hindi.

O vice-primeiro-ministro russo, Denis Mánturov, considerou "lógico" o fortalecimento da colaboração entre os dois países na área de mídia. "Isso permitirá cobrir detalhadamente os acontecimentos das relações russo-indianas e refletir de forma objetiva o papel cada vez mais importante de nossos países no mundo multipolar atual", afirmou em agosto.

Margarita Simonyan destacou anteriormente que, apesar das tentativas de alguns países de restringir a transmissão da RT em seus territórios, o público do canal continua crescendo: RT é líder na África, inaugurou um canal na Sérvia e agora começará a transmitir na Índia.