Notícias

Putin inaugura transmissão da RT na Índia

O início das transmissões no país reflete a cooperação técnica, econômica e política entre Rússia e Índia, além de compor um crescimento da empresa no Sul Global.
Putin inaugura transmissão da RT na ÍndiaRT

O presidente russo, Vladimir Putin, participou nesta sexta-feira (5) da cerimônia de lançamento do canal RT India, durante sua visita oficial ao país. O evento também contou com a presença da diretora do grupo RT, Margarita Simonyan.

"O novo canal, sem dúvida, ajudará o público indiano a conhecer melhor a Rússia e a ter acesso a informações objetivas sobre o que acontece hoje em nosso país”, afirmou o presidente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, parabenizou a equipe e os espectadores da RT pelo início das transmissões na Índia.

"Você começaram a transmitir na maior democracia do mundo", afirmou Peskov. "Às vezes, é melhor perder o direito de transmitir em uma democracia pequena, as chamadas democracias, e lançar na maior. Fiquem com a maior. Sejam os melhores".

A RT India realizou uma campanha nas vésperas do lançamento de suas transmissões, incluindo uma exibição da série exclusiva "O Custo do Império", sobre o colonialismo britânico, com participação do ministro de Estado para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Shashi Tharoor.

O canal também participou da inauguração de uma exposição em homenagem a amizade indo-russa na Linha Amarela do metrô de Delhi, criando um museu sobre rodas com as cores da RT.

Está previsto que, em 2026, a RT India lance um site em hindi. Por enquanto, serão transmitidas diariamente reportagens em inglês sobre política, economia e cultura da Índia e da Rússia, além de análises sobre a situação em um crescente cenário multipolar.

Relações abrangentes

A RT foi lançada em 2005 e atualmente oferece canais de notícias em inglês, árabe, espanhol, alemão e sérvio, além de portais online em oito idiomas. O grupo também está presente em chinês em plataformas como Weibo e Douyin, e em redes sociais indianas em hindi.

O vice-primeiro-ministro russo, Denis Mánturov, considerou "lógico" o fortalecimento da colaboração entre os dois países na área de mídia. "Isso permitirá cobrir detalhadamente os acontecimentos das relações russo-indianas e refletir de forma objetiva o papel cada vez mais importante de nossos países no mundo multipolar atual", afirmou em agosto.

Margarita Simonyan destacou anteriormente que, apesar das tentativas de alguns países de restringir a transmissão da RT em seus territórios, o público do canal continua crescendo: RT é líder na África, inaugurou um canal na Sérvia e agora começará a transmitir na Índia.