'Relações multifacetadas': Rússia e Índia têm mais a tratar do que combustíveis, afirma Putin

O presidente russo já havia garantido a disposição da Rússia à continuidade do fornecimento de combustível à Índia, durante visita de Estado realizada em meio ao aumento as pressões tarifárias americanas sobre o país.

A delegação da Rússia não foi a Nova Delhi apenas para tratar de questões energéticas, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, durante seu discurso no Fórum Empresarial Russo-Indiano, nessa sexta-feira (5).

"A delegação russa não veio apenas para falar sobre energia. Não apenas para fazer pedidos e assinar contratos para o fornecimento de petróleo ou gás", indicou o líder russo. "Queremos desenvolver relações multifacetadas com a Índia em diferentes áreas", acrescentou.

Nesse contexto, ele destacou que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tem enfatizado em várias ocasiões em conversas privadas que seu país tem um enorme potencial de crescimento em muitas áreas, mas que atualmente não está sendo aproveitado como Moscou e Nova Delhi gostariam.

"Na verdade, esse é o tema central deste fórum. Um fórum dedicado, sinceramente, acima de tudo, às oportunidades que a economia indiana oferece", explicou Putin.

Anteriormente, o chefe de Estado russo afirmou que seu país está disposto a continuar garantindo o fornecimento ininterrupto de combustível à Índia. Além disso, enfatizou que a cooperação energética entre os dois países não se limita apenas à esfera dos combustíveis e citou como exemplo o projeto em andamento de construção da usina nuclear de Kudankulam, a maior da Índia.

Saiba tudo sobre a visita oficial de Putin à Índia em nosso artigo