Notícias

'Bruxelas está prestes a receber lição de transparência que não pediu', afirma enviado de Kremlin

Kirill Dmitriev compartilhou uma fotografia de Federica Mogherini abraçando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lembrando o escândalo com Pfizer; Mogherini foi detida por suspeita de corrupção e fraude em licitação pública.
'Bruxelas está prestes a receber lição de transparência que não pediu', afirma enviado de KremlinGettyimages.ru / picture alliance

O enviado especial da Presidência russa para investimentos e cooperação econômica internacional, Kirill Dmitriev, compartilhou nesta sexta-feira (5) uma foto da ex-chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao comentar a detenção e a acusação formal de Mogherini por fraude e corrupção.

"'Bruxelas está prestes a receber uma lição de transparência que não pediu'. Ursula 'Pfizer' von der Leyen sorri ao lado da ex-alta diplomata da UE Federica Mogherini, agora detida em uma investigação por fraude em contratos públicos relacionados a uma academia diplomática de elite da UE", escreveu Dmitriev no X.

Ele também mencionou o escândalo Pfizergate de 2021, quando a UE assinou acordo para comprar 1,8 bilhão de doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer por 35 bilhões de euros (cerca de R$ 217 bilhões).

Na ocasião, Von der Leyen trocou mensagens com o CEO da empresa, Albert Bourla, durante as negociações.

A Comissão Europeia foi pressionada a divulgar o conteúdo das mensagens, mas primeiro se recusou e depois afirmou que elas foram perdidas ou destruídas, alegando que não eram essenciais e não havia obrigação de preservá-las.

  • A ex-alta representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Federica Mogherini (2014-2019), foi detida na terça-feira (2) pela seção belga da Procuradoria Europeia sob suspeita de fraude em licitações públicas e foi formalmente acusada.
  • De acordo com vários veículos de imprensa, outros dois suspeitos estariam envolvidos: o ex-secretário do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), Stefano Sannino (2021-2025); e o codiretor do Escritório de Educação Executiva, Formação e Projetos do Colégio da Europa, Cesare Zegretti.

COMO URSULA VON DER LEYEN USURPOU O PODER NA EUROPA? ENTENDA COM NOSSO ARTIGO.