Rússia continuará fornecendo combustível à Índia, afirma Putin

O presidente russo enfatizou a profundidade da cooperação energética entre os dois países durante coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A Rússia está disposta a continuar garantindo o fornecimento ininterrupto de combustível à Índia, afirmou nesta sexta-feira (5) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante declaração à imprensa após sua reunião oficial com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, no âmbito de sua visita de Estado a Nova Delhi.

"A Rússia é um fornecedor confiável de recursos energéticos e de tudo o que é necessário para o desenvolvimento do setor energético da Índia", acrescentou o presidente russo.

Segundo ele, grandes projetos conjuntos estão sendo financiados e que a colaboração no setor energético está se desenvolvendo com sucesso.

Putin destacou que a cooperação energética entre os dois países não se limita apenas à área de combustíveis e citou como exemplo o projeto em andamento de construção da usina nuclear de Kudankulam, a maior da Índia.

"A entrada em operação a plena potência dessa usina nuclear contribuirá de forma significativa para o abastecimento energético da Índia e ajudará a fornecer energia limpa e barata para empresas e residências indianas", afirmou o líder russo.

Destacando a potência das relações bilaterais entre seus países, Putin indicou que Rússia e Índia utilizam majoritariamente suas moedas nacionais nas transações mútuas. "Sua participação nas transações comerciais já chega a 96%", anunciou o presidente russo, apontado para o esforço de instauração de canais estáveis de cooperação creditícia, financeira e interbancária.

O presidente russo destacou que as conversas com o premiê Modi foram muito úteis e ocorreram em um ambiente construtivo e amigável, ao mesmo tempo em que enfatizou o espírito de parceria especialmente privilegiado que une a Rússia e a Índia.

"Hoje, com a participação da delegação, examinamos em profundidade e detalhe todo o conjunto de questões atuais relacionadas com a cooperação multifacetada entre a Rússia e a Índia, e trocamos opiniões sobre questões globais e regionais atuais", afirmou Putin.