O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi assinaram uma série de documentos e acordos nesta sexta-feira (5), durante uma reunião no palácio presidencial em Nova Delhi.
O conselheiro presidencial Yuri Ushakov já havia antecipado à imprensa a assinatura de uma dúzia de documentos intergovernamentais e acordos comerciais. O encontro entre os líderes culminou na adoção do programa de desenvolvimento conjunto de áreas estratégicas e cooperação econômica até 2030.
Foram celebrados dois acordos de cooperação nas áreas de migração e trabalho temporário, para além de documentos nas áreas de saúde, educação médica, ciência e segurança alimentar.
Putin e Modi firmaram dois memorandos de entendimento em questões navais, um sobre treinamento de especialistas para embarcações de águas polares e outro sobre cooperação entre a Autoridade Marítima Russa e o Ministério dos Portos, Transporte Marítimo e Hidrovias da Índia.
Ambas as partes também definiram um protocolo para a troca de informações entre o Serviço Federal de Alfândega da Rússia e o Conselho Central de Impostos Indiretos e Alfândega da Índia, para além de um acordo bilateral entre seus serviços postais.
Além disso, a Rússia concordou em aderir à Aliança Internacional para os Grandes Felinos, lançada pela Índia para a conservação dos sete maiores felinos do mundo.
Recepção calorosa
Putin chegou à Índia na quinta-feira (4) para uma visita de Estado de dois dias. Ele foi recebido pessoalmente no aeroporto por Modi, com quem manteve uma reunião informal a portas fechadas na residência oficial do primeiro-ministro.
Uma cerimônia oficial de boas-vindas ocorreu na sexta-feira na praça do palácio. O presidente foi recebido com tapete vermelho, guarda de honra e o hino nacional russo.
Saiba tudo sobre a visita oficial de Putin à Índia em nosso artigo.