O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou nesta sexta-feira (5) uma dedicatória no livro de visitantes de honra do complexo Raj Ghat, memorial estabelecido em Nova Delhi em homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi, no local de sua cremação.
"Um dos fundadores do Estado indiano moderno, o grande filósofo e humanista Mahatma Gandhi, fez uma contribuição inestimável para a causa da paz em todo o planeta. Suas ideias sobre liberdade, virtude e humanidade continuam relevantes nos dias de hoje", escreveu o presidente russo.
Putin enfatizou ainda o espírito de multipolaridade que circunda as relações indo-russas, demonstrada nas correspondências entre Gandhi e o renomado escritor russo, Lev Tolstói.
"Em suas cartas [a Tolstói], ele refletiu profundamente sobre o futuro do mundo, livre da ditadura e da hegemonia, baseado nos princípios de igualdade, respeito mútuo e cooperação entre os povos. São precisamente estes princípios e valores que a Rússia e a Índia defendem hoje conjuntamente no cenário internacional", acrescentou.
- O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à Índia nesta quinta-feira (4) para uma visita oficial de dois dias. Ele foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro Narendra Modi, em meio à pressão dos EUA para que Nova Delhi pare de comprar petróleo russo.
Saiba tudo sobre a visita oficial de Putin à Índia em nosso artigo.