
Notícias
Novo ataque dos EUA contra embarcação no Pacífico deixa quatro mortos
Washington alega que os quatro tripulantes eram ''narcoterroristas''.

O Comando Sul dos EUA informou nesta quinta-feira (4) que, por ordem do secretário de Guerra, Pete Hegseth, forças militares norte-americanas perpetraram um "ataque cinético letal" contra um pequeno barco nas águas do Oceano Pacífico, que matando quatro pessoas.

"Em 4 de dezembro, sob a direção do Secretário de Guerra Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta 'Southern Spear' realizou um ataque cinético letal contra um navio em águas internacionais operado por uma organização designada como terrorista", lê-se na publicação do Comando Sul na plataforma X.
Na postagem, Washington classifica os quatro mortos como "narcoterroristas", mas não especifica o nome da suposta organização atacada nem a localização exata do ataque.
Agressões dos EUA
- Falsos pretextos: Washington acusou Maduro, sem provas ou fundamentação, de liderar um suposto cartel de drogas. As mesmas acusações infundadas foram feitas contra o presidente colombiano Gustavo Petro, que condenou os ataques mortais contra embarcações nas águas da região.
- Infiltrações de inteligência: O presidente americano Donald Trump admitiu ter autorizado a CIA a realizar operações secretas em território venezuelano, em meados de outubro. Maduro perguntou, em resposta: "Alguém acredita que a CIA não opera na Venezuela há 60 anos? (...) [Que] não conspira contra o comandante [Hugo] Chávez e contra mim há 26 anos?", perguntou ele.
- Postura venezuelana: Maduro afirma que o verdadeiro objetivo dos EUA é uma "mudança de regime" para se apoderar da imensa riqueza de petróleo e gás da Venezuela.
- Condenação internacional: O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os bombardeios realizados pelos EUA contra pequenas embarcações, supostamente para combater o narcotráfico, que resultaram em mais de 60 mortos. Os bombardeios também foram criticados pelos governos de países como Rússia, Colômbia, México e Brasil. Peritos da ONU afirmaram que as ações americanas se tratam de "execuções sumárias", em violação ao que consagra o direito internacional.
/noticias/28302-engenheiros-russos-desenvolvem-bengala-inteligente//noticias/28303-primeiro-modelo-ia-america-latina//noticias/28308-senadora-colombiana-sequestrada-resgatada-seguranca//noticias/28298-china-apoia-cuba-contra-eua//noticias/28309-chanceler-ira-revela-rt-detalhes//noticias/28305-eua-autorizam-fornecimento-bens-servicos-petroleo-venezuela//noticias/28307-china-adverte-taiwan-e-ameaca-aniquilacao-total//noticias/28306-trump-promete-ataques-contra-alvos-america-latina//noticias/28297-princesa-suecia-pronuncia-primeira-vez-epstein//noticias/28291-india-busca-acordos-sobre-minerais-raros-brasil//noticias/28273-relatos-indicam-ira-selou-completamente//noticias/28304-casa-branca-pronuncia-sobre-perdao-maxwell//noticias/28281-video-homem-beija-forca-rainha-carnaval//noticias/28286-ucrania-dissolve-legiao-internacional//noticias/28282-bolsas-america-latina-superam-wall-street//noticias/28283-catastrofe-humana-ira-epstein-israel//noticias/28300-lula-trump-constroem-boa-relacao-diz-bessent//noticias/28275-paixao-fatal-morte-professora-aluno-faculdade//noticias/28301-ucrania-lanca-ataque-terrorista-larga-escala-russia//noticias/28289-programa-russo-abre-vagas-capacitacao-latinos//noticias/28299-kremlin-comenta-restricao-telegram-russia//noticias/28296-petro-denuncia-plano-assassinato//noticias/28274-investigacao-mostra-israel-incinerou-civis-gaza//noticias/28280-varredura-surdina-epstein-suprimiu-referencias/
