Notícias

A ameaça escondida no matcha que está fazendo mulheres perderem seus cabelos

Relatos de consumidores causaram alarme entre aficionados da bebida, a moda do momento que tem alta concentração de cafeína e substâncias inibidoras da absorção de ferro.
A ameaça escondida no matcha que está fazendo mulheres perderem seus cabelosGettyimages.ru / Luis Alvarez

Um tendência do momento ganhou contornos de polêmica nas redes sociais, quando diversos consumidores relataram que a bebida matcha estava causando queda de cabelo, reportou publicação do The New York Post no sábado (6).

O matcha é um tipo de chá verde que ganhou popularidade no Japão, ganhando recentemente renome internacional como uma alternativa saudável do café. Muito associada a um público-alvo feminino, os relatos de queda capilar se tornaram motivo de alarme.

Cientistas entrevistados pela agência de notícias afirmam que a queda do cabelo pode ser provocada por substâncias chamadas taninos. Eles são compostos vegetais, com propriedades antioxidantes, mas que podem dificultar absorção de ferro pelo metabolismo, cuja deficiência pode levar ao efeito reportado.

A reportagem ainda sugere que as altas quantidades de cafeína no matcha podem ser atribuída ao efeito adverso em seu consumo contínuo, ao passo que provocam um aumento significativo nos hormônios do estresse. 

Absorção de ferro

Os analistas apontam que o consumo habitual dificilmente provocaria tais efeitos, embora pessoas com baixa ingestão de ferro sejam mais suscetíveis, sejam elas anêmicas, praticantes de dietas restritivas ou sujeitas a alto fluxo menstrual.

A recomendação se estende para evitar o consumo combinado com alimentos ricos em ferro, como espinafre, feijão branco e tofu, cuja ingestão de matcha pode neutralizar seu valor nutricional ao prejudicar a absorção pelo corpo. Alternativamente, alimentos com altos níveis de vitamina C são indicados pelo efeito estimulante à absorção de ferro, incluindo cítricos, pimentão, morango e couve-de-bruxelas.