Notícias

Corrida por IA gera disputa por chips e ameaça cadeia tecnológica

Economistas e executivos de empresas de tecnologia alertam que o fenômeno representa risco para a macroeconomia internacional.
Corrida por IA gera disputa por chips e ameaça cadeia tecnológicaGettyimages.ru / NorGal

O uso da inteligência artificial (IA) desencadeou uma escassez aguda de chips de memória em escala mundial, afetando desde unidades flash de smartphones até as avançadas memórias de alta banda (HBM) que alimentam data centers de IA, informou a agência Reuters em análise na quarta-feira (3).

A análise, baseada em quase 40 entrevistas, apontou um problema duplo: a indústria não consegue produzir chips de ponta suficientes para atender à corrida da IA e, ao priorizá-los, sufoca o fornecimento para produtos eletrônicos do dia a dia, como smartphones e computadores.

Especialistas alertam que o fenômeno pode frear ganhos de produtividade, gerar pressões inflacionárias e retardar a infraestrutura digital mundial. "A escassez de memória passou de uma preocupação setorial para um risco macroeconômico", afirmou Sanchit Vir Gogia, CEO da Greyhound Research. 

"Atualmente, estamos recebendo pedidos de fornecimento de memória de tantas empresas que estamos preocupados com a nossa capacidade de atender a todos. Se não os fornecermos, eles podem enfrentar uma situação em que não consigam fazer negócios", afirmou Chey Tae-won, presidente do Grupo SK, empresa controladora da gigante de semicondutores SK Hynix, em um fórum do setor em Seul, Coreia do Sul, no mês passado.

Enquanto isso, gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e ByteDance continuam a disputar o fornecimento de empresas como Micron, Samsung e a própria SK Hynix, gerando aumento drástico nos preços de seus semicondutores.