O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ofereceu um jantar informal ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, como parte da agenda da visita oficial de dois dias a Nova Délhi, para onde o líder russo chegou nesta quinta-feira.
Putin desembarcou no aeroporto de Palam, na capital indiana, onde foi recebido por Modi com um caloroso abraço no tapete vermelho. Durante a estadia, o presidente russo deve participar de uma série de eventos oficiais.
Em entrevista à India Today, publicada na véspera da viagem, Putin afirmou manter com o primeiro-ministro indiano uma relação não apenas comercial, mas também pessoal, e disse que ambos têm muito a tratar. "Fico muito satisfeito em me reunir com meu amigo, o primeiro-ministro Narendra Modi", declarou.
Durante a visita de Modi à Rússia, em julho de 2024, os dois líderes assinaram uma declaração conjunta para desenvolver áreas estratégicas da cooperação econômica russo-indiana até 2030. O objetivo é fortalecer a parceria estratégica entre os países, aprofundando a cooperação em nove áreas prioritárias e ampliando o volume de comércio até o fim da década.
Oportunidades de negócios
No âmbito da cooperação em defesa, serão discutidas o fornecimento de caças russos de quinta geração Su-57 e dos sistemas de mísseis antiaéreos S-400 à Índia, confirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Também estarão em pauta a produção de motores aeronáuticos, a cooperação energética, uma proposta da estatal russa Rosatom sobre pequenos reatores modulares e o corredor marítimo Chennai-Vladivostok.
A agenda inclui ainda um acordo de mobilidade laboral entre os dois países e a criação de novos sistemas de pagamento que poderiam "constituir uma alternativa aos sistemas que podem ser usados como ferramenta política para exercer pressão", destacou Peskov.
Saiba tudo sobre a visita oficial de Putin à Índia em nosso artigo.