Notícias

Polícia Civil do Distrito Federal faz operações simultâneas contra o PCC

As operações cumprem um total de 50 mandados em uma tentativa de desarticulação de uma célula independente da organização criminosa no DF.
Polícia Civil do Distrito Federal faz operações simultâneas contra o PCCSupremo Tribunal Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou, nesta quinta-feira (4), as Operações Concórdia II e Occasus, a fim de combater uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) e suas atividades criminosas, conforme informações divulgadas pelo Jornal de Brasília.

As operações foram articuladas por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal (Gaeco/MPDFT), mobilizando 110 agentes policiais, com o objetivo de cumprir 25 mandados de prisão25 mandados de busca e apreensão.

A Operação Concórdia II se desdobrou de investigações realizadas ainda em marco, quando foi identificada a prática de crimes de extorsão e tráfico de drogas por membros associados ao PCC na região administrativa de Brazlândia. A Operação Occasus é atribuída ao envolvimento da facção em uma tentativa de homicídio na região de Recanto das Emas, contra um membro da facção carioca rival Comando Vermelho (CV).

As investigações apontam para uma tentativa de reprodução da sistemática do PCC em expansão no Centro-Oeste brasileiro, promovendo uma atuação coordenada por células independentes e integradas pela direção nacional da organização paulista.