O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira que o Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão, de perto de Wonsan, na parte leste do país. O projétil percorreu uma distância de 300 quilômetros.
"Reforçamos a vigilância em preparação para lançamentos adicionais e estamos mantendo total prontidão, compartilhando informações sobre mísseis balísticos norte-coreanos com as autoridades norte-americanas e japonesas", disse a agência sul-coreana citada pela Yonhap.
"O que parece ter sido disparado era de curto alcance e já caiu", disse um funcionário do Governo japonês, citado pela NHK. Enquanto isso, um representante do Ministério da Defesa indicou que, até o momento, não há informações de que um míssil tenha caído dentro da zona econômica exclusiva do país.
"Consequências catastróficas"
No início do dia, a Coreia do Norte alertou sobre "consequências catastróficas" se Washington e Seul realizarem seus exercícios militares conjuntos anuais, anunciados para agosto.
O lançamento ocorre quase um mês depois que Pyongyang realizou seu primeiro exercício de contra-ataque nuclear, usando lançadores múltiplos de foguetes "supergrandes" de calibre 600 milímetros.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte tem mantido um ritmo acelerado de testes de armas, pois continua a expandir suas capacidades militares em meio às tensões com o Sul e os EUA, segundo a AP. Esse é o quinto míssil balístico lançado por Pyongyang este ano.