
Putin vai à Índia: entenda os principais objetivos e atividades da visita

O presidente russo, Vladimir Putin, está nesta quinta-feira (4) em uma visita de Estado à Índia, que seguirá até sexta-feira (5), a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. Segundo o assessor presidencial Yuri Ushakov, a viagem já era "deve impulsionar ainda mais as relações amistosas entre Rússia e Índia, que já estão em ascensão".

Ushakov destacou que o diálogo político entre Moscou e Nova Delhi é intenso. Ele lembrou que Putin e Modi se encontraram em setembro durante a 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), na China, e tiveram uma conversa produtiva. Além disso, os líderes mantiveram cinco contatos por telefone ao longo do ano, que também oportunizou a visita do chanceler indiano a Moscou em agosto.
Itinerário de viagem
Putin terá uma reunião informal com Modi em sua residência, em um encontro "privado e cara a cara". Segundo Ushakov, encontros confidenciais permitem discutir os temas mais relevantes e sensíveis das relações bilaterais e da situação internacional. "É nesse tipo de reunião que a política de fato acontece", afirmou.

O presidente russo será recebido oficialmente no palácio presidencial por Modi e pela presidente da Índia, Droupadi Murmu, no segundo dia. Ele visitará o memorial de Mahatma Gandhi, onde deixará uma homenagem floral e uma inscrição no livro de visitantes ilustres.
Em seguida, no Palácio de Hyderabad, Putin terá novas conversas com Modi. Ao final das negociações, será divulgado um comunicado conjunto detalhando planos de cooperação em segurança, economia, finanças, transporte, educação, cultura e outros setores.
Está prevista ainda a aprovação de um programa de desenvolvimento da cooperação econômica Rússia-Índia até 2030, além da assinatura de acordos e memorandos intergovernamentais e comerciais.
Outro destaque será a cerimônia de lançamento do canal RT India, com participação de Putin e da diretora do grupo RT, Margarita Simonyan. O presidente russo fará um breve discurso à audiência do canal.
A agenda termina com uma reunião entre Putin e a presidente Murmu, seguida de uma grande recepção estatal organizada em sua homenagem.
Oportunidades de comércio
Estão previstas discussões de cooperação em defesa, a definir a entrega de caças Su-57 e sistemas de mísseis S-400 à Índia, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Será discutida também a produção de motores aéreos e a cooperação energética entre os dois países, incluindo uma proposta da corporação atômica russa Rosatom, acerca de pequenos reatores modulares. Conversas sobre o corredor marítimo Chennai-Vladivostok também fazem parte da agenda de discussões.
Será tratado um acordo sobre mobilidade laboral entre os países e a criação de novos sistemas de pagamento, que poderiam oferecer uma alternativa aos sistemas tradicionais, utilizados como ferramenta política, destacou Peskov.

