Rússia impõe restrições ao FaceTime

"De acordo com dados das autoridades policiais, o serviço FaceTime é usado para organizar e executar atos terroristas dentro do país", informou a Roskomnadzor.

O FaceTime, aplicativo de chamadas de vídeo da Apple, foi bloqueado nesta quinta-feira (4) na Rússia pelo Serviço Federal de Supervisão de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Mídia (Roskomnadzor), informou a imprensa local.

"De acordo com os dados das autoridades policiais, o serviço FaceTime está sendo usado para organizar e executar atos terroristas no país, recrutar criminosos e cometer fraudes e outros crimes contra nossos cidadãos. Em resposta, a Roskomnadzor está implementando medidas restritivas em relação ao FaceTime", informou a agência.

Em agosto, as autoridades russas restringiram parcialmente as chamadas do WhatsApp* e do Telegram. Na época, o Ministério do Desenvolvimento Digital explicou que essas eram medidas de segurança em resposta ao aumento de fraudes online.

No final de novembro, a Roskomnadzor alertou que poderia bloquear completamente o WhatsApp caso o aplicativo não cumprisse a legislação local sobre prevenção de crimes.

*Classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.