Notícias

Xi Jinping rebate tentativas de difamar China em relação à crise ucraniana

Em encontro com Emmanuel Macron, presidente chinês reiterou apoio a uma solução política e a "um acordo de paz justo, duradouro" para conflito.
Xi Jinping rebate tentativas de difamar China em relação à crise ucranianaAP / Adek Berry

Pequim rejeita qualquer tentativa de atribuir culpa ou denunciar a China no contexto do conflito ucraniano, afirmou o presidente Xi Jinping nesta quinta-feira (4). Ele também reiterou apoio a "qualquer esforço pela paz" no conflito.

"A China continuará desempenhando um papel construtivo na solução política desta crise, mas nos opomos firmemente a quaisquer acusações irresponsáveis e discriminatórias", declarou Xi em reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, que chegou ao país em visita de Estado.

Xi afirmou que o cenário internacional "está longe de ser pacífico" e que tensões políticas e zonas de conflito se intensificam, com desafios complexos e difíceis de resolver.

"Esperamos que as diversas partes consigam, por meio do diálogo e da negociação, chegar a um acordo de paz justo, duradouro e vinculativo, aceito por todas as partes envolvidas", disse Xi Jinping.