O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se pronunciou nesta quinta-feira (4) sobre as tarifas impostas pelos EUA à Índia.
"Quem toma medidas para limitar a cooperação econômica de terceiros, cedo ou tarde, sofrerá perdas. E acredito que, assim que esse entendimento se consolidar por completo, essa prática de pressão externa desaparecerá", disse Putin em entrevista ao India Today.
No fim de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump,impôs uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos devido à compra de petróleo russo, elevando o total de tributos para 50%. Os dados da empresa analítica Kpler, entretanto, apontam que a Índia continuou a comprar petróleo russo apesar das medidas, adotando estratégicas legais de adaptação e diversificando suas fontes para fornecedores não sancionados.
"O chefe do governo indiano, o primeiro-ministro Narendra Modi, não cede à pressão. A nação indiana pode se orgulhar", declarou Putin.
Segundo o presidente russo, "ninguém pode falar com a Índia como se falava há 77 anos. A Índia é uma grande potência, não uma colônia britânica, e todos devem levar isso em consideração".
Putin também destacou que mais de 90% das transações entre Rússia e Índia são feitas em moedas nacionais. "Há dificuldades, é claro, por causa da presença de intermediários, mas existem soluções, já que podemos migrar para o uso dos sistemas de mensagens financeiras que o Banco da Rússia e nossos homólogos indianos nos ofereceram", concluiu. "Estamos trabalhando nisso de forma constante".