Notícias

Putin diz que não quer que a Rússia volte ao G8

O país foi expulso do grupo após a reintegração da Crimeia em 2014, oportunizando a oferta de seu retorno como uma das propostas do plano de paz de Washington para o conflito ucraniano.
Putin diz que não quer que a Rússia volte ao G8viperagp / 123RF

O presidente russo Vladimir Putin declarou nesta quinta-feira (4), em entrevista à India Today, que não deseja que a Rússia retorne ao G8, do qual foi expulso após a reintegração da Crimeia em 2014.

Putin afirmou que, "em determinado momento", deixou de participar das reuniões do grupo por motivos alheios aos "acontecimentos na Ucrânia", questionando a autodenominação do grupo como os "Sete Grandes" (pela designação em russo).

"O que eles têm de grande?", perguntou Putin.

Nesse sentido, afirmou que a economia da Índia, que não faz parte do grupo, "ocupa o terceiro lugar em poder de compra", posição mais alta que aquela ocupada pelos países do G7. "E quanto ao Reino Unido ou a outros países em termos de poder de compra? [...] Eles estão por aí, em décimo lugar", afirmou.

Embora esses países tenham "uma economia de alta tecnologia, com uma base muito sólida", sua participação na economia mundial "se reduz ano após ano", constatou o presidente, acrescentando que isso se deve à política "errônea das autoridades" desses países.

Ele aponta que a Alemanha está "em recessão", enquanto a França se encontra "à beira" dela. "O mesmo ocorre com outras economias europeias líderes", assegurou Putin, embora reconheça que o G7 "continua sendo uma plataforma importante".

  • A reintegração da Rússia no G8 figuraria no plano de paz de Trump para resolver o conflito ucraniano, que agora está sendo discutido entre as partes.