Notícias

Partido alemão expulsa membro por imitar Hitler

O tom e os gestos do discurso de Alexander Eichwald causaram polêmica por evocar maneirismos do ditador.
Partido alemão expulsa membro por imitar HitlerRedes Sociais - X

Alexander Eichwald, membro até então desconhecido do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), será expulso da organização diante de seu discurso no último sábado (29), durante o evento de lançamento da nova organização juvenil do partido. Sua apresentação causou confusão e indignação por se assemelhar à forma em que o histórico ditador alemão Adolf Hitler se dirigiria ao público.

Durante o discurso, Eichwald balançava o dedo em riste e usava uma pronúncia enrolada do 'r', enquanto se referia aos participantes como "camaradas do partido" e gritava slogans de extrema direita.

"Compartilhamos aqui o amor e a lealdade à Alemanha", declarou Eichwald. "É e sempre será nosso dever nacional proteger a cultura alemã das influências estrangeiras".

O líder da AfD, Tino Chrupalla, afirmou que Eichwald deixará o partido. "Se foi sátira, foi uma sátira muito ruim", disse Chrupalla. “De qualquer forma, ele não será mais membro do partido. Isso é certo”, acrescentou, sem esclarecer se Eichwald será expulso ou sairá voluntariamente.

Jean-Pascal Hohm, novo chefe da ala juvenil da AfD, sugeriu que Eichwald poderia ter agido como infiltrado. "Seja um provocador de esquerda, um informante ou apenas um louco, quem se comporta assim não tem lugar na AfD nem em sua organização juvenil", afirmou Hohm. "Agora ele será expulso do partido, porque esse não é o estilo que queremos para a nova ala juvenil", acrescentou, denunciando que o comportamento de Eichwald lembrava "políticos históricos" e demonstrava uma "proximidade com o nazismo".

Segundo o jornal Welt, a direção da AfD está investigando a autenticidade do discurso e o processo de expulsão já foi iniciado.

Para saber mais sobre como o fantasma do nazismo volta a assombrar a Europa leia este artigo