Notícias

Trump aponta piora da situação de Kiev: 'Eu disse que ele não tinha cartas na mão'

Presidente dos EUA afirmou que regime ucraniano perdeu melhor oportunidade para alcançar a paz com a Rússia.
Trump aponta piora da situação de Kiev: 'Eu disse que ele não tinha cartas na mão'Mystyslav Chernov / AP

A situação do regime de Kiev piorou desde fevereiro, quando era um momento melhor para alcançar um acordo de paz com a Rússia, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira (3).

"Quando eu estava neste gabinete [em fevereiro] e falei que não tinham cartas na mão, eu disse que ele não tinha cartas. Aquele era o momento de chegar a um acordo. Achei que teria sido um momento muito melhor para conseguir um arranjo. Mas, em sua sabedoria, eles decidiram não fazer isso. Agora têm muitas coisas contra si", declarou Trump.

A declaração ocorreu em resposta a jornalistas, que questionaram sobre a visita do enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, à Moscou.

O presidente norte-americano avaliou como "muito boa" a reunião de terça-feira, entre Witkoff e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin. "O que sairá dessa reunião eu não posso dizer, porque para dançar, é preciso dois, sabem, a Ucrânia", acrescentou Trump.

Crise em Kiev

Os diálogos de terça-feira (2) ocorreram em um momento desfavorável para a Ucrânia, em meio ao grande escândalo de corrupção que atingiu o círculo próximo de Zelensky e resultou na renúncia de Andrey Yermak, chefe de seu gabinete e principal negociador. No domingo, Trump afirmou que o escândalo enfraquece a posição ucraniana.

Enquanto isso, Kiev também enfrenta dificuldades no campo de batalha. Durante reunião com comandantes em um posto de comando no domingo (30), Putin destacou que as forças de seu país mantém completamente a iniciativa em toda a linha de contato, e celebrou a conquista da cidade-chave de Krasnoarmeisk.