A plataforma de jogos Roblox foi oficialmente bloqueada na Rússia, informou nesta quarta-feira o Serviço Federal de Supervisão de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Meios de Comunicação (Roskomnadzor), citado pela imprensa local.
O motivo, segundo o órgão, foram "os casos identificados de divulgação massiva e repetida de materiais com propaganda e justificativa de atividades extremistas e terroristas, incentivo à prática de atos ilegais de natureza violenta e propaganda de temas LGBT*".
"O monitoramento do Roblox confirmou repetidamente a incapacidade do sistema interno de moderação da plataforma de garantir a segurança total dos conteúdos presentes no jogo. O espaço de jogo contém grande quantidade de material inadequado, que pode afetar negativamente o desenvolvimento moral e espiritual das crianças, criando condições e pré-requisitos para atividades ilegais", declarou o órgão.
Segundo o Roskomnadzor, esse tipo de ação "ocorre até mesmo nas chamadas salas e locais dentro do jogo, onde os usuários podem planejar ataques terroristas, atacar escolas e participar de jogos de azar". "Casos desse tipo de comportamento ilegal contra menores são comuns há bastante tempo, tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia", acrescentou.
*O movimento internacional LGBT é considerado uma organização extremista na Rússia e é proibido no país.