Avanços da Rússia na linha de frente 'impactaram positivamente' diálogos em Moscou, diz assessor de Putin

Washington mostrou-se disposto a considerar as "propostas-chave" de Moscou sobre a resolução do conflito com Kiev, disse Yuri Ushakov.

Os últimos avanços militares das tropas russas na linha de frente "impactaram positivamente" as conversas realizadas na terça-feira (2) em Moscou entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, informou o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, que participou do encontro.

De acordo com o assessor, os sucessos dos últimos dias do exército russo na linha de contato de combate foram refletidos" na reunião, que concentrou na resolução do conflito russo-ucraniano. Ele também saudou o esforço dos soldados russos, que "contribuíram para uma avaliação mais realista por parte de nossos parceiros estrangeiros".  

Segundo Ushakov, o lado americano está disposto a "fazer todo o possível para alcançar uma solução" para o conflito e "ter em consideração nossas principais propostas a esse respeito".

Avanço russo expressivo

Nas últimas semanas, foram registrados avanços estrategicamente relevantes das tropas russas.

Na província de Kharkov, foram libertadas as cidades-chave de Kupiansk e Volchansk. Também foi reportada a tomada da cidade de Krasnoarmeisk (conhecida na Ucrânia como Pokrovsk), na República Popular de Donetsk, e de várias localidades em Zaporozhie, onde as forças russas já combatem para libertar a cidade de Gulyaipole, um importante bastião ucraniano na região.

Segundo Putin, a iniciativa está nas mãos das forças russas, que "estão aumentando a pressão em toda a linha de frente".