Notícias

Assessor de Putin revela principal tema das negociações entre Rússia e EUA

Na terça-feira (2), o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, se reuniu com o presidente Vladimir Putin em Moscou.
Assessor de Putin revela principal tema das negociações entre Rússia e EUAKristina Kormilitsyna / Sputnik

O reconhecimento internacional do tratado de paz é objeto de negociações entre a Rússia e os Estados Unidos, disse o conselheiro presidencial russo, Yuri Ushakov, nesta quarta-feira (3).

"Estas questões são precisamente objeto de negociações, em particular entre as partes russa e americana. Atualmente, não há outras negociações em andamento", disse Ushakov.

O alto oficial lembrou que Kiev se recusou a continuar a rodada de negociações de Istambul. "Agora, se falamos de contatos, eles são realizados exclusivamente entre Washington e Moscou", reiterou o conselheiro presidencial.

Negociações de terça:

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, acompanhado do genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, chegou na terça-feira (2) a Moscou para se reunir com o presidente Vladimir Putin e discutir o plano de paz promovido por Washington para o conflito ucraniano. O encontro durou cinco horas.

O presidente russo recebeu o enviado especial de Trump em meio aos avanços das Forças Armadas da Rússia na linha de frente, no contexto da operação militar especial.

  • Washington já discutiu sua iniciativa de paz com o lado ucraniano. Em 23 de novembro, as delegações de ambos os países se reuniram na cidade suíça de Genebra, onde, de acordo com relatos de alguns meios de comunicação, a proposta original de 28 pontos - que ignorava algumas das principais demandas de Kiev, incluindo a recusa em ceder o Donbass e a aspiração de ingressar na OTAN - foi cortada para um rascunho de 19 pontos.
  • No domingo (30), as negociações tiveram andamento na Flórida, onde Witkoff, Kushner e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tiveram uma reunião com o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov.
  • A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por sua vez, afirmou nesta segunda-feira (2) que a reunião entre Zelensky e líderes europeus, realizada em Paris, acelerou o desenvolvimento de um plano alternativo da União Europeia para resolver o conflito ucraniano.