A RT Índia iniciará oficialmente suas transmissões televisivas na próxima sexta-feira (5), em meio à visita de dois dias do presidente da Rússia, Vladimir Putin, a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
A rede exibirá quatro programas diários em inglês e visa reforçar os laços tradicionais entre Índia e Rússia, além da influência crescente dos dois países em um cenário multipolar.
Em novembro, o canal lançou uma campanha nacional para apresentar suas atividades, intitulada "Uma nova voz de um velho amigo", que incluiu uma série documental sobre o colonialismo britânico e a inauguração de uma exposição em homenagem a amizade indo-russa na Linha Amarela do metrô de Delhi.
As transmissões serão feitas a partir de um estúdio de última geração em Nova Delhi, onde Putin também participará do Fórum Rússia-Índia durante a visita.
O canal internacional em inglês da RT já está disponível nos serviços de 18 das principais operadoras indianas, com público potencial de 675 milhões de espectadores.
Visita de Estado
A viagem de Putin ocorrerá entre 4 e 5 de dezembro. Ele deve se reunir com a presidente indiana, Droupadi Murmu, e participar de conversas com uma delegação liderada por Modi.
A pauta inclui cooperação política, econômica, comercial, científica e tecnológica, além de intercâmbio cultural e humanitário. Questões internacionais e regionais também estarão em debate, informou o Kremlin na semana passada.
Segundo a parte russa, as negociações devem terminar com um comunicado conjunto e a assinatura de uma série de acordos bilaterais entre órgãos governamentais e empresas dos dois países.