
O que se sabe sobre a próxima visita de Putin à Índia

O presidente da Rússia, Vladímir Putin, fará uma visita oficial à Índia nos dias 4 e 5 de dezembro, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.

Durante a viagem, Putin deve se reunir com a presidente indiana, Droupadi Murmu, e participar de conversas com uma delegação liderada por Modi. A pauta inclui cooperação política, econômica, comercial, científica e tecnológica, além de intercâmbio cultural e humanitário. Questões internacionais e regionais também estarão em debate, informou o Kremlin.
Segundo a parte russa, as negociações devem terminar com um comunicado conjunto e a assinatura de uma série de acordos bilaterais entre órgãos governamentais e empresas dos dois países.
Na área de defesa, serão discutidas as entregas dos caças russos de quinta geração Su-57 e dos sistemas de defesa antiaérea S-400, confirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Também entrarão na pauta a produção de motores aeronáuticos, cooperação no setor energético, uma proposta da corporação nuclear russa Rosatom sobre pequenos reatores modulares e o corredor marítimo Chennai–Vladivostok.
A agenda ainda contempla um acordo sobre mobilidade laboral entre os dois países e a criação de novos sistemas de pagamento, que, segundo Peskov, poderiam "servir como alternativa aos sistemas que podem ser usados como ferramenta política de pressão".
