Notícias

Turquia condena ataques contra embarcações em sua zona econômica exclusiva: 'inaceitável'

Turquia condena ataques contra embarcações em sua zona econômica exclusiva: 'inaceitável'SBU / AP

Omer Celik, porta-voz da sigla governista turca, Partido da Justiça e Desenvolvimento da Turquia, comentou os recentes ataques a embarcações na zona econômica exclusiva do país em entrevista ao canal Habertürk nesta terça-feira (2).

"Isso é totalmente inaceitável", afirmou. "A segurança da navegação no Mar Negro foi ameaçada; trata-se de uma situação negativa que afetará todos os países". Segundo ele, a situação "está se tornando cada vez mais difícil e desafiadora".

Celik acrescentou que um impasse previsível no mar impactará "todas as cadeias de suprimento", que "não se pode dizer que a paz esteja próxima no curto prazo" e que, se houver solução, "será graças a Erdogan", presidente da Turquia.

Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que as Forças Armadas de seu país deverão intensificar os ataques contra portos e navios ucranianos em resposta aos ataques do regime de Kiev contra petroleiros e navios de carga comerciais perpetrados recentemente no Mar Negro.

Putin sublinhou que a Rússia irá elaborar medidas contra embarcações de países que ajudam a Ucrânia em suas ofensivas no Mar Negro caso os ataques continuem. Da mesma forma, o mandatário advertiu que Moscou poderá privar a Ucrânia do acesso ao mar se o regime de Kiev prosseguir com sua "pirataria" contra navios russos.