Notícias

Em telefonema com Trump, Lula discute tarifas e pede cooperação contra crime organizado internacional

Segundo o Palácio do Planalto, a conversa foi ''muito produtiva''.
Em telefonema com Trump, Lula discute tarifas e pede cooperação contra crime organizado internacionalPalácio do Planalto

Os presidentes do Brasil e dos EUA, Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, conversaram por telefone nesta terça-feira (2). Segundo nota do Palácio do Planalto, foram discutidos ''temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado''.

Durante o telefonema, que durou cerca de 40 minutos, Lula ''ressaltou a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional''. Trump, por sua vez, ressaltou sua ''total disposição em trabalhar junto com o Brasil'' e prometeu fornecer todo o apoio no combate a essas organizações.

O presidente brasileiro também saudou a decisão de Washington de retirar a tarifa adicional de 40% aplicada a produtos como carne, café e frutas, e manifestou interesse em "avançar rápido" nas negociações para eliminar as tarifas que ainda atingem parte das exportações brasileiras.

''Os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas", conclui a nota. Segundo o Planalto, a conversa foi ''muito produtiva''.