
Em busca de autossuficiência energética, Lula acompanha modernização da Refinaria Abreu e Lima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (2) da cerimônia de ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima, na cidade pernambucana de Ipojuca. Segundo nota do Palácio do Planalto, o marco faz parte do compromisso do governo com o ''desenvolvimento e a autossuficiência na produção de combustíveis''.
🇧🇷❗Lula denuncia ataques contra Petrobras e dispara: combate à corrupção se faz punindo criminosos, e não 'trabalhadores que vivem de salário' da empresaO presidente fez as declarações em cerimônia na refinaria Abreu e Lima, que receberá investimentos de R$ 12 bilhões. pic.twitter.com/2d2Jf0u8Eo
— RT Brasil (@rtnoticias_br) December 2, 2025
"É uma refinaria extremamente moderna. Ela será capaz de atender 17% da demanda nacional de diesel, mas além disso ela vai produzir também gasolina, GLP e nafta. Ampliar essa refinaria significa gerar empregos", afirmou a presidente da Petrobras, que participou do evento.

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST), considerada a mais moderna da Petrobras, receberá um investimento de R$ 12 bilhões para a conclusão do Trem 2 e manutenção do Trem 1. O objetivo é aumentar a capacidade de processamento em 130 mil barris por dia, atingindo 260 mil barris diários até 2029.
Segundo o Planalto, o construção do Trem 2 deve gerar cerca de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do empreendimento, além dos 5.700 trabalhadores que já estão empregados na obra.
