
Putin explica importância estratégica da cidade de Krasnoarmeisk, libertada pelas tropas russas

A cidade de Krasnoarmeisk (conhecida na Ucrânia como Pokrovsk) era um importante bastião das Forças Armadas da Ucrânia, mas agora está sob controle total das tropas russas após sua libertação, declarou nesta terça-feira (2) o presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo ele, a tomada da cidade, consolidada no dia anterior, permite que a Rússia avance no cumprimento dos objetivos definidos no âmbito da operação militar especial.
"Desse baluarte, (...) o Exército russo consegue avançar com facilidade em todas as direções", afirmou Putin, acrescentando que esse é o motivo pelo qual Krasnoarmeisk sempre foi considerada "uma das prioridades na República Popular de Donetsk", tanto para as forças ucranianas quanto para as russas.

Enquanto Kiev se recusa a reconhecer a perda da cidade, o presidente russo reiterou que ela está ''sob controle total'' das forças russas e convidou aqueles que ''têm dúvidas'' a visitar o local e comprovar isso ''com seus próprios olhos''.
Qual a importância da cidade?
Krasnoarmeisk era um dos principais centros de carvão do Donbass antes do conflito.
Funcionava como importante nó logístico ferroviário e rodoviário para as forças ucranianas.
A libertação da cidade permite impulsionar ofensivas em várias direções, incluindo a província de Dnepropetrovsk (30 km a oeste).
A cidade servia como fortaleza que bloqueava o avanço russo para o oeste.
Sua libertação pode gerar um efeito dominó, já que a região a oeste não possui grandes centros urbanos, obstáculos naturais significativos ou elevações, facilitando o avanço militar.
