Senador colombiano-americano quer eliminar dupla cidadania nos EUA

Se o projeto passar e for aprovado, qualquer cidadão americano que adquira uma cidadania estrangeira deve primeiro renunciar à americana, impedindo a posse de duas nacionalidades simultaneamente e obrigando a escolha de qual cidadania manter.

O senador republicano por Ohio, Bernie Moreno, apresentou na segunda-feira (1) um projeto de lei para extinguir a dupla cidadania nos Estados Unidos.

A proposta determina que qualquer cidadão americano que adquira uma cidadania estrangeira deve primeiro renunciar à americana, impedindo a posse de duas nacionalidades simultaneamente e obrigando a escolha de qual cidadania manter.

De acordo com o senador, a iniciativa tem como objetivo preservar a integridade da cidadania americana e fomentar a "lealdade incondicional" ao país.

Se aprovada, a lei daria aos indivíduos até um ano para decidir se aceitam ou renunciam ao passaporte americano.

Colombiano de nascimento, Moreno ganhou a cidadania americana aos 18 anos. Seu projeto está alinhado com recentes tentativas do governo Trump de reformar a imigração, incluindo a proposta de acabar com a cidadania por nascimento.