Notícias

Peru oferece parceria aos EUA para competir com China em minerais críticos

Embaixador peruano em Washington, Alfredo Ferrero, destacou as reservas de cobre, lítio e terras raras do país andino como ponto estratégico na disputa global por recursos minerais essenciais.
Peru oferece parceria aos EUA para competir com China em minerais críticosGettyimages.ru / Klebher Vasquez/Anadolu Agency

O embaixador do Peru nos EUA, Alfredo Ferrero, sugeriu a possibilidade de formar uma "aliança estratégica na era dos minerais críticos" com Washington, em artigo recente publicado no jornal El Comercio.

Ele afirmou que "a potência que assegurar o controle da produção de minerais críticos obterá posição transcendental na competição hegemônica mundial".

Ferrero ressaltou a "vasta riqueza geológica" do Peru, segundo maior produtor de cobre, terceiro de zinco e detentor de reservas de lítio, além do potencial para terras raras na América Latina.

"Esta posição privilegiada, aliada ao seu quadro jurídico para o investimento e à sua vocação mineira de longo prazo, tornam-no um fornecedor estratégico mundial", disse.

A iniciativa ocorre em meio à disputa entre EUA e China pelo domínio de cadeias de suprimentos de minerais essenciais para tecnologias verdes e defesa. Em agosto de 2024, o então subsecretário de Estado americano José Fernández esteve em Lima para assinar memorando sobre minerais críticos e destacou as "enormes reservas" peruanas.