Lula descarta 'plano B' na indicação de Messias ao STF

O presidente Lula decidiu conversar pessoalmente com senadores da base aliada que se mostram contrários à indicação de Messias para o Supremo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está liderando diretamente a negociação política para assegurar a aprovação de Jorge Messias, atual advogado geral da União, como novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), informou o Estadão nesta segunda-feira (1º).

Lula deixou claro que Messias é sua única opção, descartando qualquer "plano B" para a vaga e instruiu seus ministros a evitar alimentar debates ou especulações, especialmente aqueles que envolvam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O presidente Lula decidiu conversar pessoalmente com os senadores da base aliada que se mostram contrários à indicação de Messias para o Supremo. A medida visa evitar ruídos e direcionar o foco dos ministros para votações estratégicas como o projeto antifacção, o orçamento e a PEC da Segurança Pública.

Lula também ficou incomodado com uma declaração de Alcolumbre, que acusou setores do Executivo de tentar criar uma "falsa impressão" de resolução de conflitos através do chamado "ajuste de interesse fisiológico", ou seja, distribuição de cargos e emendas.

Davi Alcolumbre criticou no domingo (30) o que considera uma interferência inadequada do governo federal no processo de votação de Jorge Messias como futuro ministro do STF. O presidente do Senado também defendeu o prazo estabelecido para a sabatina do indicado pelo presidente Lula, agendada para o dia 10 de dezembro.