As Forças Armadas russas atacaram instalações da infraestrutura energética, incluindo as de gás, que dão apoio ao Exército da Ucrânia, além de depósitos de munição e pontos de posicionamento temporário de tropas ucranianas e mercenários estrangeiros em 141 localidades, informou nesta terça-feira (2) o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado.
Os alvos foram atingidos com aviação operacional e tática, drones de ataque, forças de mísseis e artilharia dos grupos de tropas russas. O comunicado do ministério também informa que os sistemas de defesa antiaérea russos derrubaram 44 drones.
O ministério acrescentou que as forças russas assumiram o controle das localidades de Zeleny Gai e Dobropolie, na província de Zaporozhie, e libertaram duas cidades estratégicas: Krasnoarmeisk, na República Popular de Donetsk, e Volchansk, na província de Kharkov.
Durante visita a um posto de comando, o presidente russo Vladimir Putin declarou, neste domingo (30), que a iniciativa em toda a linha de contato está totalmente nas mãos das tropas russas, que "estão aumentando a pressão".
Em reunião com comandantes, o presidente destacou que foi estabelecido controle sobre "várias localidades importantes" que são "fundamentais" para futuras operações de libertação do território, incluindo áreas ainda sob controle inimigo.