O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira (2) que o plano de paz promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma "boa base" para trabalhar na resolução do conflito ucraniano.
"A mediação dos Estados Unidos é muito eficaz e esperamos que seja bem-sucedida. Estamos dispostos a contribuir para isso, porque a paz nos interessa. Queremos a paz", declarou o porta-voz presidencial russo.
Peskov informou que o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, discutirão nesta terça-feira (2) em Moscou os acordos alcançados entre Washington e Kiev nas consultas realizadas no último domingo (30).
O porta-voz presidencial russo acrescentou que a Rússia está aberta a negociações de paz desde que sejam alcançados os objetivos estabelecidos no âmbito da operação militar especial.
- Durante visita a um posto de comando no domingo (30), Putin declarou que as Forças Armadas da Rússia mantém completamente a iniciativa em toda a linha de frente nos combates.
- Durante a reunião com os comandantes militares, o presidente destacou que "várias localidades importantes" estão sob o controle da Rússia, e que estas são "fundamentais" para as futuras operações de libertação do território controlado pelo inimigo.
Entenda o teor do plano de paz proposto por Trump.