Negligência e vexame: 20 mil munições do exército alemão são roubadas de caminhão

O motorista de uma empresa terceirizada deixou o veículo em estacionamento sem vigilância, e o Ministério da Defesa afirma que a parada noturna não estava prevista, classificando o caso como grave risco à segurança.

Cerca de 20 mil cartuchos de propriedade do exército alemão foram furtados de um caminhão de uma empresa terceirizada, informou o Ministério da Defesa à Der Spiegel na segunda-feira (1).

O motorista da empresa civil deixou o veículo com a munição na noite de segunda para terça-feira da semana passada em um estacionamento sem vigilância, numa zona industrial perto do município de Burg, em Saxônia-Anhalt.

À noite, desconhecidos abriram o caminhão e levaram várias caixas de munição. O crime só foi descoberto no dia seguinte, quando o motorista chegou a um quartel para fazer a entrega e os militares perceberam que a área de carga havia sido violada.

Após inspeção, foi confirmado o roubo de cerca de 10 mil cartuchos de combate para pistolas e 9.990 cartuchos de exercício para fuzis de assalto, além de munição de fumaça. O Ministério da Defesa classificou o incidente como um caso relevante de segurança. "Levamos o roubo muito a sério, pois este tipo de munição não deve cair nas mãos erradas", disse um porta-voz.

O ministério afirmou que a empresa de transporte descumpriu as normas de segurança previstas no contrato, e que a parada noturna não estava autorizada. O motorista optou por pernoitar em um hotel, deixando o veículo desprotegido.