Notícias

Fundador do Telegram lança rede descentralizada que promete '100% de sigilo'

A nova plataforma de computação distribuída opera na blockchain da TON, já está ativa e começa a oferecer processamento de IA com garantia de privacidade integral aos usuários.
Fundador do Telegram lança rede descentralizada que promete '100% de sigilo'cocoon.org

O fundador do Telegram, Pavel Durov, anunciou no domingo (30) o lançamento de uma rede de computação descentralizada na blockchain da TON, chamada Cocoon (Confidential Compute Open Network).

Em seu canal, Durov afirmou: "Nossa rede de computação confidencial e descentralizada, Cocoon, já está ativa. A Cocoon está processando os primeiros pedidos de IA dos usuários com total confidencialidade." Ele disse ainda que o site correspondente já está no ar, com documentação e código-fonte disponíveis.

Durov afirmou que, ao contrário dos provedores de computação centralizada, como Amazon e Microsoft — descritos como "intermediários caros que inflacionam os preços e comprometem a privacidade" —, a nova ferramenta "resolve os problemas econômicos e de confidencialidade associados aos provedores tradicionais de computação em IA".

O fundador do Telegram disse ainda que, nas próximas semanas, serão adicionadas mais unidades de processamento gráfico (GPUs) e que há planos para atrair "mais demanda de desenvolvedores para a Cocoon".

Por fim, declarou: "Os usuários do Telegram podem esperar novos recursos de IA baseados em 100% de confidencialidade. A Cocoon devolverá o controle e a privacidade a quem de direito: aos usuários."