Casa Branca confirma reunião de Segurança Nacional para discutir Venezuela

"Há muitas opções na mesa", afirmou a porta-voz Karoline Leavitt, ao ser questionada sobre a possibilidade de uma invasão terrestre.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá nesta segunda-feira (1) com sua equipe de Segurança Nacional no Salão Oval para discutir sobre a Venezuela, anunciou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

"Ele é o comandante em chefe, é parte de sua responsabilidade garantir que a paz siga em todo o mundo. Eu definitivamente não darei os detalhes específicos da reunião (...), que ocorrerá no Salão Oval. Mas estou feliz em confirmar a você que a reunião ocorrerá", afirmou a funcionária em coletiva de imprensa. 

Ao ser questionada sobre a possibilidade de uma invasão terrestre à Venezuela, Leavitt disse que há "muitas opções sobre a mesa", e que deixará o presidente norte-americano anunciá-las.

No mesmo dia, o presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou que o povo de seu país enfrenta, há 22 semanas, "uma das agressões mais fortes de sua história" por parte dos Estados Unidos, classificando-a como "terrorismo psicológico".

Maduro destacou que, nos últimos meses, o povo da Venezuela tem demonstrado resistência e coragem. "Se há 22 semanas amávamos a Venezuela, hoje a amamos infinitamente e estamos dispostos a continuar defendendo-a e a conduzi-la por caminhos seguros de paz", afirmou o presidente.

Tensões crescentes