Notícias

Exército russo liberta cidade estratégica de Krasnoarmeysk

Controle da cidade, localizada na República Popular de Donetsk, marca mais um avanço das forças russas na linha de frente.
Exército russo liberta cidade estratégica de KrasnoarmeyskMinistério da Defesa da Rússia.

As Forças Armadas russas libertaram a cidade estratégica de Krasnoarmeysk (conhecida na Ucrânia como Pokrovsk), na República Popular de Donetsk, comunicou chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, ao presidente Vladimir Putin, no domingo (30). As informações são do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Na ocasião, Putin agradeceu aos comandantes e às tropas dos grupos envolvidos na operação militar especial pelas suas ações bem-sucedidas. O mandatário ainda estabeleceu metas para garantir que os soldados tivessem o necessário para conduzir as operações militares durante o inverno que se aproxima.

O controle da cidade, de grande importância por ser um ponto logístico ferroviário que servia às forças ucranianas, representa outro marco no avanço contínuo do Exército russo ao longo da linha de frente.

No dia 10 de novembro, o Ministério da Defesa informou que, na cidade cercada de Krasnoarmeysk, grupos de assalto russos realizaram operações ofensivas em vários distritos do noroeste e leste do distrito central, bem como uma limpeza da zona industrial ocidental. "Nas últimas 24 horas, 244 edifícios foram libertados", afirmou o órgão na ocasião. 

Qual a importância da cidade?

  • Krasnoarmeysk era um dos principais centros de carvão do Donbass antes do conflito.

  • Funcionava como importante nó logístico ferroviário e rodoviário para as forças ucranianas.

  • A libertação da cidade permite impulsionar ofensivas em várias direções, incluindo a província de Dnepropetrovsk (30 km a oeste).

  • A cidade servia como fortaleza que bloqueava o avanço russo para o oeste.

  • Sua libertação pode gerar um efeito dominó, já que a região a oeste não possui grandes centros urbanos, obstáculos naturais significativos ou elevações, facilitando o avanço militar.