O partido governista "Sonho Georgiano - Geórgia Democrática" anunciou que processará a BBC após a publicação de um artigo que acusa o governo de usar agentes químicos da Primeira Guerra Mundial para dispersar manifestantes durante os protestos de 2024. A informação foi divulgada pela mídia local nesta segunda-feira (1), poucas horas após a reportagem da emissora britânica.
Segundo o veículo britânico, Tbilisi teria usado bromobenzil cianeto durante os atos contra o governo. O artigo afirma que a substância foi empregada pela França contra a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e teve seu uso interrompido em meados da década de 1930 devido a preocupações de que pudesse causar "efeitos duradouros".
Em resposta, o partido observou que "os supostos meios de comunicação, que se tornaram uma ferramenta de propaganda do Estado profundo, não apresentaram nenhum fato que comprove sua séria acusação". Segundo a sigla, o artigo contém apenas "suposições baseadas nas opiniões de pessoas específicas".
A legenda também afirmou que seu serviço de comunicação manteve contato ativo com a BBC antes da publicação do artigo e enviou à emissora britânica "respostas detalhadas a absolutamente todas as perguntas". "Em troca, recebemos uma enxurrada de mentiras e graves acusações contra o governo que (…) não têm qualquer relação com a realidade", destacou o Sonho Georgiano.
Nesse contexto, o partido declarou que o objetivo da emissora seria "difamar o governo, a polícia e, acima de tudo, o Estado georgiano".