As forças russas estão superando a defesa das tropas ucranianas e reforçando suas posições na entrada da cidade de Seversk, na República Popular de Donetsk, relataram à RT artilheiros da 123ª brigada de fuzileiros motorizados da guarda do exército russo.
Enquanto a chuva e a neblina dificultam as operações dos drones ucranianos, a unidade tem se mostrado eficaz no corte das linhas de suprimentos do inimigo para esta cidade estratégica, que abre caminho para importantes centros de transporte e outros vilarejos em Donbass.
Combates em Seversk
Um dos soldados artilheiros revelou que todos os equipamentos dos operadores de drones ucranianos foram retirados de Seversk: "Nossa infantaria e nossos esquadrões de assalto estão os expulsando. A cidade está sendo limpa, nossos rapazes estão lá trabalhando. E nós os ajudamos", comentou.
O clima chuvoso e nublado favorece o avanço russo na área: enquanto os drones ucranianos não podem atacar, a artilharia russa continua atingindo as últimas linhas de suprimentos inimigas que se dirigem para Seversk.
"Operamos em qualquer condição climática; se o tempo estiver ruim, os drones FPV não podem voar. E nós podemos [atacar] se estiver nevando ou chovendo, se houver lama, em qualquer condição climática", enfatizou outro soldado russo.
Seu companheiro acrescentou que agora todas as estradas e acessos a Seversk estão fisicamente bloqueados, exceto pela única estrada que passa por Sviato-Pokrovskoye: "Nossa missão principal é cortá-la com fogo [de artilharia]. A infantaria avança e nós a seguimos", afirmou.
Os combates em torno da cidade de Seversk já se estendem por um tempo considerável, com a cidade sendo reforçada com fortificações de concreto pelos militares ucranianos. Contudo, a libertação parece estar próxima: os artilheiros russos continuam eliminando alvo após outro.
"O mais importante para nós é destruí-los. Atacamos com frequência. Há muitos alvos, mas nós os atingimos. Está dando tudo certo", concluiu outro soldado russo.