Como foi realizado o espetacular transplante de asa de borboleta que viralizou na internet - VÍDEO

A intervenção bem-sucedida não só devolveu a borboleta-monarca à liberdade, como também despertou o interesse de vários especialistas que entraram em contato com o profissional que curou o inseto.

Uma borboleta-monarca com uma asa quebrada quase perdeu sua capacidade de migrar sazonalmente, mas graças a uma equipe do Sweetbriar Nature Center em Long Island, nos EUA, o inseto voltou a voar, segundo reportagem da CBS News.

Janine Bendicksen, diretora de reabilitação de animais selvagens da instituição, recebeu a "pequena paciente" trazida por Dagmar Hoffdavis, moradora de Deer Park, para quem as borboletas têm um profundo significado espiritual. Ao ver o ferimento, Bendicksen decidiu tentar algo inédito no centro: transplantar a asa de outra borboleta morta encontrada no viveiro.

A meticulosa operação, que durou apenas cinco minutos, foi filmada e rapidamente viralizou, acumulando milhões de visualizações. Bendicksen explicou que o procedimento exigia extrema precisão para evitar que o inseto se machucasse. A especialista usou cola de contato, amido de milho e um pequeno arame para segurar a delicada "paciente". Felizmente, a borboleta não sentiu dor, pois suas asas não possuem receptores nervosos nem recebem fluxo sanguíneo.

O transplante bem-sucedido não só devolveu a liberdade à borboleta-monarca, como também despertou interesse nacional e internacional. Profissionais de lugares como Minnesota, Califórnia e até mesmo de fora dos EUA, como a Costa Rica, entraram em contato com Bendicksen, inspirados por seu trabalho.

Se gostou, compartilhe com seus amigos!