Notícias

Cientistas afirmam ter criado vacina antienvelhecimento que duplicaria expectativa de vida

Desenvolvida pela Immorta Bio, SenoVax elimina células senescentes, combate tumores e melhora a saúde geral em testes pré-clínicos.
Cientistas afirmam ter criado vacina antienvelhecimento que duplicaria expectativa de vida

Cientistas dos EUA anunciaram ter desenvolvido uma nova vacina voltada para combater "células velhas", informou recentemente a Immorta Bio, empresa de biotecnologia de Miami onde os pesquisadores atuam.

Batizada de SenoVax, a vacina estimula o sistema imunológico a eliminar seletivamente as células senescentes, responsáveis pelo envelhecimento, inflamação, falência de órgãos e pelo estímulo ao crescimento tumoral.

A remoção dessas células danificadas, segundo a empresa, promove efeito antienvelhecimento e retarda a progressão do câncer, atacando duas das principais causas do declínio relacionado à idade: acúmulo de danos e perda da capacidade regenerativa.

"Ao eliminar as células senescentes, reduzimos o processo biológico do envelhecimento e, simultaneamente, alteramos o microambiente que favorece o crescimento tumoral, essencial para a sobrevivência do câncer", afirmou Thomas Ichim, diretor científico da Immorta Bio. "É uma imunoterapia verdadeiramente pioneira", acrescentou.

Testes em animais mostraram forte redução de tumores de pulmão, mama, cérebro, pele e pâncreas, além de aumento superior a 100% na expectativa de vida, acompanhado de melhora geral na saúde.

Boris Reznik, presidente e CEO da Immorta Bio, disse que o objetivo inicial é comprovar segurança e eficácia em pacientes com câncer avançado, antes de expandir o uso para doenças ligadas à idade e, eventualmente, para o tratamento do envelhecimento. A empresa já solicitou registro de patente global.