
Putin se reunirá com Witkoff na terça-feira, confirma porta-voz do Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá na terça-feira (02), com Steve Witkoff, o enviado especial do presidente americano, Donald Trump. O encontro, confirmado pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (1º), vai concretizar a primeira discussão presencial entre as autoridades russas e americanas sobre o plano de paz de Washington para o conflito ucraniano.
"Estamos tendo boas negociações. Começamos com a Rússia, estamos conduzindo algumas conversas", disse o presidente Trump a jornalistas na quarta-feira (26), quando foi sinalizada a perspectiva do encontro entre Putin e Witkoff pela primeira vez.

A reunião ocorre após o encontro das delegações americana e ucraniana na Flórida, nos Estados Unidos, no último domingo (30). Witkoff esteve presente nas discussões junto ao Secretário de Estado americano, Marco Rubio, que indicou que as conversas foram produtivas, mas que "ainda há trabalho a ser feito".
Witkoff é considerado o principal responsável pela formulação da proposta inicial de 28 pontos, que foi parcialmente revisada durante as consultas com representantes ucranianos realizadas em 23 de novembro, em Genebra, e que continuaram neste domingo na Flórida.
Entenda o teor do plano de paz proposto por Trump.
