A empresa chinesa AtmosWell apresentou um sistema para extrair água potável da atmosfera, informou a mídia local nesta segunda-feira (1). Segundo as informações, a tecnologia foi desenvolvida a partir de pesquisas realizadas por cientistas da Universidade Jiao Tong, em Xangai.
A inovação consiste em um conjunto de soluções para a captação de água da atmosfera empregando diferentes métodos: condensação, adsorção e uma bomba de calor combinada com adsorção e absorção. As técnicas foram projetados para o enfrentamento da escassez hídrica em diferentes condições climáticas — como alta temperatura com alta umidade, baixa temperatura com baixa umidade e alta temperatura com umidade reduzida.
Ao condensar a umidade do ar para transformá-la em água, a tecnologia oferece uma fonte descentralizada e renovável de água doce. Ela se mostra particularmente vantajosa para regiões com recursos hídricos subterrâneos escassos ou com abastecimento municipal instável.
"Extrair água potável do ar é um dos maiores sonhos da humanidade para enfrentar a distribuição desigual de água", destacou Wang Ruzhu, cientista-chefe da equipe. Ao portal China Daily, ele enfatizou o "valor essencial da inovação tecnológica a serviço da sociedade".