Atentado contra alto oficial russo na Crimeia é frustrado; ação foi planejada por inteligência ucraniana- VÍDEO

Gravações indicam que o atentado mataria não apenas o oficial, mas também sua esposa e o filho.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) impediu um atentado contra um alto oficial do Ministério da Defesa russo na Crimeia, planejado pela Direção Geral de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR), informou o órgão nesta segunda-feira (1).

Um cidadão ucraniano cooptado pela GUR recebeu a missão de explodir o carro particular do oficial. Ele morreu ao tentar instalar explosivos no veículo e ao oferecer resistência armada aos agentes russos. No local, foram apreendidos equipamentos de comunicação ligados à inteligência ucraniana e componentes de um artefato explosivo de origem ocidental.

Plano incluía familiares do oficial

De acordo com o FSB, o organizador do atentado foi Rustem Fakhriev, agente da GUR. Gravações indicam que Fakhriev instruiu o homem a matar não apenas o oficial, mas também sua esposa e o filho. Caso a família estivesse no carro, a bomba seria acionada da mesma forma.

Um morador da Crimeia, apontado como cúmplice, foi detido sob suspeita de participação em atividades terroristas e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.