
Ramagem desafia Moraes a pedir extradição aos Estados Unidos

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na trama golpista investigada pela Corte, desafiou neste domingo (30) o ministro Alexandre de Moraes a enviar aos Estados Unidos um pedido formal de extradição.
O parlamentar está em solo norte-americano desde setembro e é considerado fugitivo da Justiça brasileira.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Ramagem afirmou que, caso haja solicitação para seu retorno ao país, a Justiça dos EUA terá acesso aos autos que o incriminam.
"Se o senhor Alexandre de Moraes quiser trazer algum pedido para a minha extradição, ele vai ter que remeter para análise de um juiz federal americano toda a ação do golpe que me envolve e o presidente Bolsonaro. Então, eu peço, traga para análise dos norte-americanos essa ação do golpe", declarou.

O deputado acrescentou que, segundo ele, haveria dos norte-americanos "uma resposta enfática do que é uma juristocracia, uma ditadura, uma arbitrariedade que assola o Brasil agora".
Em 25 de novembro, Moraes tornou definitiva a pena de Ramagem: 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado, além de 50 dias-multa.
Com a fuga para os EUA, o ministro determinou a expedição do mandado de prisão, a inclusão do nome do parlamentar no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) e o envio de ofício à Polícia Federal para as medidas cabíveis.
Moraes também ordenou a perda do cargo de delegado e deputado federal de Ramagem.
