Notícias

Protesto na Espanha reúne milhares contra governo de Pedro Sánchez

Ato na capital Madrid convocado pelo Partido Popular pede a renúncia do primeiro-ministro e novas eleições. Número de participantes foi estimado em ao menos 40 mil.
Protesto na Espanha reúne milhares contra governo de Pedro SánchezGettyimages.ru / Marcos del Mazo/LightRocket

Uma grande manifestação liderada pelo Partido Popular (PP) tomou o entorno do Templo de Debod, em Madrid, neste domingo (30), sob o lema "Máfia ou democracia?". O ato pediu a renúncia do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e a convocação imediata de eleições gerais.

De acordo com governo local, cerca de 40 mil pessoas participaram da mobilização. Já o Partido Popular estimou o público em 80 mil manifestantes, informou a mídia local.

Entre as lideranças presentes estavam o presidente do PP, Alberto Núñez Feijóo, o prefeito de Madrid, José Luis Martínez-Almeida e a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, que desfilaram à frente da multidão de apoiadores e filiados.

A convocação ocorre durante o aumento da crise política após a prisão do ex-ministro dos Transportes José Luis Ábalos e de seu ex-assessor Koldo García, investigados por um esquema de corrupção que atinge quadros do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), informou a mídia local.

Segundo os organizadores, o episódio reforça o argumento de que o governo deve responder politicamente à crise.

O protesto terminou sem registro de incidentes.