Notícias

Presidente da Polônia cancela encontro com Orbán após viagem do premiê húngaro a Moscou

Justificativa para o cancelamento foi o "contexto político criado pelo encontro entre Orbán e Putin".
Presidente da Polônia cancela encontro com Orbán após viagem do premiê húngaro a MoscouGettyimages.ru / Omer Messinger

O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, decidiu cancelar a reunião prevista com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, depois da recente visita do mandatário húngaro a Moscou, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.

A mudança de agenda foi confirmada neste domingo (30) por Marcin Pszidac, chefe do Escritório de Política Internacional da Chancelaria Presidencial. Em comunicado divulgado na rede social X, Pszidac afirmou que Nawrocki optou por "limitar sua visita à Hungria unicamente à cúpula de presidentes do Grupo de Visegrado em Esztergom", que reunirá os chefes de Estado da Polônia, Hungria, República Checa e Eslováquia.

Segundo a Presidência polonesa, Nawrocki viajará a Hungria em 3 de dezembro apenas para participar da cúpula. A decisão, de acordo com o comunicado, foi tomada diante do "contexto político criado pelo encontro entre Orbán e Putin".

A visita do presidente polonês e da primeira-dama inicialmente incluiria, segundo o portal EU Today, uma agenda oficial em Budapeste, com várias reuniões bilaterais, entre elas um encontro reservado com Orbán. Os planos, porém, foram reconsiderados.