
Venezuela reage à tentativa 'ilegítima e ilegal' dos EUA de bloquear seu espaço aéreo

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste sábado (29) que o governo dos Estados Unidos atendeu a uma solicitação da opositora María Corina Machado ao anunciar medidas que visam bloquear o espaço aéreo venezuelano. A declaração foi feita após o anúncio do presidente Donald Trump sobre restrições unilaterais contra voos vinculados ao país.

Segundo Rodríguez, a decisão de Washington é uma "agressão" direta à soberania da Venezuela e tem motivação política interna.
"Frente a esta agressão, o presidente Nicolás Maduro ordenou um plano especial para o retorno dos venezuelanos varados em outros países, assim como facilitar os itinerários de saída de quem deva viajar fora do nosso território", declarou a vice-presidente.
Rodríguez também afirmou que a Venezuela já acionou todos os mecanismos multilaterais previstos no Direito Internacional para exigir o "fim imediato" da ação que classificou como "ilegítima e ilícita". Caracas considera que a tentativa de impor restrições aéreas viola normas internacionais reconhecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
