Avião do papa deverá substituir componente após chamado urgente da Airbus

Anteriormente, a companhia aérea solicitou a atualização do software de 6.000 aeronaves A320.

O avião Airbus A320 do papa Leão XIV deverá substituir um componente após um pedido urgente da Airbus para revisar 6.000 aeronaves desse modelo, informou neste sábado (29) a mídia internacional citando o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Atualmente, o sumo pontífice se encontra em sua primeira viagem internacional, na Turquía.

A decisão foi tomada depois que um A320 da JetBlue sofreu uma repentina "queda de altitude não controlada" devido a uma falha no sistema ELAC, afetado pela radiação solar.

A atualização, que inclui a substituição de peças e ajustes de software, deve ser realizada antes do próximo voo de cada aeronave. A família A320, a mais vendida da Airbus, sofrerá atrasos e cancelamentos de voos em todo o mundo, afetando companhias aéreas como a American Airlines, que já relatou 340 aeronaves afetadas de suas 480 A320.

A Airbus reconheceu que a medida causará "perturbações operacionais" e pediu desculpas aos passageiros e às companhias aéreas, mas ressaltou que a segurança é sua "prioridade número um". Espera-se cancelamentos e atrasos nos voos durante este fim de semana.